biblioteca virtual  
IntroduçãoVída Política Sanitarista Pessoal Matérias na Imprensa Depoimentos Galeria de Imagens Linha do Tempo Banco de Dados

voltar para home enviar por email versão para impressão

A formação de Sergio Arouca como médico sanitarista foi determinante na condução de suas atividades políticas. Seja como parlamentar ou como militante partidário, Arouca construiu uma trajetória sempre identificada com debates e propostas associadas predominantemente a questões das áreas da saúde e da ciência e tecnologia.

Aberto para o diálogo, colocou em pauta temas considerados novos no fim do século 20, entre os quais a biossegurança e o fenômeno da violência como uma epidemia mundial. Também discutiu questões ligadas à gestão da saúde pública, como a recusa à comercialização do sangue e a defesa do serviço e do servidor público.

Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual lutou pela redemocratização do país, pelo acesso universal à saúde e pelas reformas de base. Ajudou na criação do Partido Popular Socialista (PPS), quando aquele já não atendia mais seus anseios em um período de mudanças nos anos 90.

Atuava na esquerda, mas negava-se a exercer uma oposição inflexível. Talvez, por isso, não tenha sido uma unanimidade, embora fosse respeitado e admirado no âmbito político.

Para ler

 

 

..